O que são frases Conformativas?

Como Conformativa exemplos?

Conformativas. As conjunções subordinativas conformativas são aquelas que exprimem conformidade. Exemplos: como, conforme, segundo. Resolvi a questão conforme você me ensinou.

Como identificar uma oração Conformativa?

Conformativas: indicam conformidade com uma ideia ou acontecimento presente na oração principal. Ocorrem geralmente com o emprego de: “conforme”; “segundo”; “como”; “consoante”.
Em cache

O que é conjunção exemplos em frases?

Conjunção é a classe de palavras que une elementos ou orações em um mesmo enunciado, deixando o discurso mais fluido e estabelecendo relação de sentido entre esses elementos ou orações conectados. Observe: (i) Ele iria à praia. Estava chovendo.

O que é uma ideia de conformidade?

As orações subordinadas adverbiais conformativas indicam ideia de conformidade, ou seja, exprimem uma regra, um modelo adotado para a execução do que se declara na oração principal. Outras conjunções conformativas: como, consoante e segundo (todas com o mesmo valor de conforme).

Quais são as 5 conjunções?

São divididas em cinco tipos:

  • Conjunções aditivas.
  • Conjunções adversativas.
  • Conjunções alternativas.
  • Conjunções conclusivas.
  • Conjunções explicativas.

Como Conformativa?

O como conformativo inicia uma «oração que exprime um fato em conformidade com outro expreso na oração principal» (idem, pág. 327). Reconheça-se, contudo, que a diferença é, por vezes, difícil de detectar em certos contextos, dada a proximidade destes dois valores de como.

Como é conjunção Conformativa?

→ Conjunções conformativas: introduzem uma oração que expressa uma concordância, uma associação com o que está contido na outra oração. Conforme Caetano Veloso canta, “Gente é pra brilhar.

Como indicando conformidade?

Conformativas: indicam conformidade de um fato com outro. São elas: como, conforme, segundo, consoante. Exemplos: As coisas não são como (= conforme) dizem.

Quais são as conjunções Conformativas?

São chamadas conjunções conformativas aquelas que iniciam uma oração subordinada em que se exprime a conformidade de um pensamento com o da oração principal. Exemplos: Conforme, como (no sentido de conforme), segundo, consoante. Conforme o presidente, os juros têm que cair no próximo semestre.

Quais palavras indicam conformidade?

São chamadas conjunções conformativas aquelas que iniciam uma oração subordinada em que se exprime a conformidade de um pensamento com o da oração principal. Exemplos: Conforme, como (no sentido de conforme), segundo, consoante.

São exemplos de conjunções?

Veja alguns exemplos: apesar de, à medida que, a fim de que, à proporção que, desde que, visto que, ainda que etc. As conjunções são classificadas de acordo com o tipo de relação que estabelecem.

Quais são as palavras de conjunção?

Conjunção – E, mas, ou, logo, pois, que, como, porque

Classificação Sentido Principais conjunções
Conformativas conformidade como, conforme, segundo
Concessivas concessão embora, se bem que, mesmo que, ainda que
Temporais tempo quando, assim que, antes que, depois que
Finais finalidade para que, a fim de que, que

O que são orações subordinada adverbial Conformativa Cite dois exemplos?

As orações subordinadas adverbiais conformativas exprimem conformidade. As conjunções subordinativas adverbiais utilizadas são: conforme, segundo, como, consoante, de acordo, etc. Exemplos: Consoante às regras de conduta criadas, Antenor preferiu alertar seus colegas de trabalho.

O que é uma conjunção subordinada Conformativa?

→ Conjunções conformativas: introduzem uma oração que expressa uma concordância, uma associação com o que está contido na outra oração. Conforme Caetano Veloso canta, “Gente é pra brilhar. Não pra morrer de fome”.

Como identificar uma oração subordinada adverbial Conformativa?

As orações subordinadas adverbiais conformativas exprimem conformidade. As conjunções subordinativas adverbiais utilizadas são: conforme, segundo, como, consoante, de acordo, etc. Exemplos: Consoante às regras de conduta criadas, Antenor preferiu alertar seus colegas de trabalho.