O que é o mogno?
O mogno-brasileiro (Swietenia macrophylla) é uma árvore nativa da Amazônia, mais comum no sul do Pará. Também ocorre no Acre, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins. Países como México e Peru também registram ocorrência da espécie.
Qual é a madeira mogno?
Mogno é o nome comercial utilizado para designar as madeiras de origem tropical com coloração castanho-avermelhada, grão fino, grande dureza e elevada densidade (>0,63 g/cm3) provenientes de árvores da família das Meliaceae.
Qual é a cor do mogno?
Ela é muito apreciada para a fabricação de móveis, pois é fácil trabalhar com e também por apresentar grande estabilidade e duração. Outra característica marcante é a cor, que varia do castanho avermelhado vibrante ao rosa, o que a torna inconfundível e confere um charme especial ao ambiente.
Quais são os tipos de mogno?
Há três espécies de Mogno Africano mais conhecidos entre os estudiosos: Khaya Grandifoliola (antigo Ivorensis), Khaya Anthoteca e Khaya Senegalensis. Apesar dessas opções de espécies, elas apresentam características diferentes.
Qual é a madeira mais cara do mundo?
A madeira mais cara vem de uma das árvores mais raras do mundo, a Madeira Negra Africana. Ela é usada principalmente para fazer instrumentos musicais de sopro, e seu valor chega a 25 mil dólares por metro cúbico!
Quanto vale uma árvore mogno?
Valor de uma árvore de Mogno
Em um primeiro cenário, em que a árvore de Mogno está entre seu 12º e 15º ano de idade, o valor da madeira comercializada na forma de tora varia entre R$ 500,00 e R$ 750,00.
Quantos anos vive uma árvore de mogno?
O Mogno Africano (Khaya grandifoliola) é o investimento florestal de madeira nobre com o retorno rápido comparado com outras lavouras de florestas. Seu retorno está entre 17 e 25 anos, já no caso da Teca (Tectona grandis) o prazo é de 30 anos.
Qual é a árvore mais cara do Brasil?
jacarandá-da-bahia
Devido à sua raridade, a jacarandá-da-bahia é uma das madeiras nobres brasileiras mais caras do mercado, sendo utilizada principalmente na fabricação de móveis de alto padrão, objetos de decoração e instrumentos musicais de qualidade superior.
Qual é a madeira mais forte do Brasil?
2 – Baraúna : Uma espécie de planta com flor da família do cajueiro, ela é originária do Brasil e cria uma madeira extremamente resistente de 2.177 Kg. Devido a esta imensa dureza e resistência, esta madeira é frequentemente utilizada na construção.
Qual é a madeira mais cara do Brasil?
Sândalo
Madeira de Sândalo.
Esta madeira é apontada como uma das mais caras. É conhecida devido à madeira elegante e luxuosa que é obtida da árvore perfumada chamada gênero Santalum. É uma árvore de tamanho médio e a madeira recolhida desta árvore é enorme e esbanja elegância. Qual é a melhor madeira do Brasil?
Quanto tempo leva para cortar o mogno?
O tempo de corte é definido em função do diâmetro mínimo de 30 cm e idade mínima de 10 anos, porque a partir desta idade a planta tem madeira com características adequadas para uso na movelaria. A medida que a idade da planta aumenta a qualidade da madeira melhora e com isto vem a possibilidade de melhor preço.
Qual é a árvore mais velha já registrada no Brasil?
Localizada na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo, a jequitibá-rosa Também conhecida como “Patriarca da Floresta” com idade estimada de 600 anos, é considerada a árvore mais antiga do brasil.
Qual madeira não apodrece na água?
Ipê
Madeira Ipê
Quando falamos em resistência à umidade, o Ipê é uma das principais referências, sem dúvidas. Além de ter uma excelente durabilidade, é uma madeira que resiste muito bem a mudanças climáticas hostis, como tempestades, por exemplo. Não é à toa que, na língua Tupi, Ipê quer dizer “casca dura”.
Qual é a madeira mais cara que existe?
A madeira mais cara vem de uma das árvores mais raras do mundo, a Madeira Negra Africana. Ela é usada principalmente para fazer instrumentos musicais de sopro, e seu valor chega a 25 mil dólares por metro cúbico!
Qual a madeira mais resistente à água?
Ipê
Madeira Ipê
Quando falamos em resistência à umidade, o Ipê é uma das principais referências, sem dúvidas. Além de ter uma excelente durabilidade, é uma madeira que resiste muito bem a mudanças climáticas hostis, como tempestades, por exemplo. Não é à toa que, na língua Tupi, Ipê quer dizer “casca dura”.
Qual a madeira mais resistente a cupim?
Peroba-do-campo, ipê (1), pau-ferro (2), imbuia, peroba-rosa (3), jacarandá, copaíba, braúna e sucupira (4) são os tipos de madeira mais resistentes aos cupins, segundo o biólogo Sidney Milano. Ele explica que alguns materiais, a exemplo do compensado, recebem proteção contra cupins no processo de fabricação.
Quanto custa o metro da madeira mogno?
Segundo o relatório divulgado pelo The International Tropical Timber Organization (ITTO), a madeira de Mogno Africano seca ao ar livre que em 2009 era comercializada a 595 euros o m³, passou a ser negociada a 1239 euros o m³ em 2022, apresentando uma valorização de 108,24% no mercado internacional.
Qual é a árvore mais rara do mundo inteiro?
Flor nunca antes documentada desabrocha em uma das árvores mais raras do mundo. Existem apenas cerca de 24 árvores da espécie Karomia gigas em seu habitat selvagem na Tanzânia. A nova flor é um sinal de esperança para a sobrevivência da espécie. A flor roxa de Karomia gigas durou apenas 24 horas antes de murchar.