O que significa corpo vítreo?

Qual é a função do corpo vítreo?

O humor, corpo ou fluido vítreo (HV) é um gel claro que enche a cavidade vítrea ou cavidade posterior do globo ocular, cujas funções são dar volume ao olho, apoiar a retina e manter a sua transparência para permitir que os feixes de luz possam atravessá-la.
Em cache

Onde se localiza o corpo vítreo?

O humor vítreo é composto por um líquido claro, transparente e semiviscoso que se encontra entre o cristalino e a retina. A composição é similar a do humor aquoso, mas com maior cantidade de ácido hialurônico (Wittwer et al., 1992).
Em cache

O que acontece quando o vítreo descola?

O descolamento posterior do vítreo pode originar os seguintes sintomas: flashes de luz (fotopsia); súbito e enorme aumento do número de corpos flutuantes “moscas volantes”; ligeira sensação de peso nos olhos.

Como enxerga uma pessoa com descolamento de vítreo?

O processo de descolamento do vítreo exerce uma força de tração que, dependendo da intensidade, pode causar um rasgo na retina, fazendo com que o paciente observe flashes de luz, como se fossem relâmpagos.

Como tratar o vítreo?

Se há um rasgo no vítreo, é necessário passar por uma fotocoagulação a laser e ser acompanhado por um médico até a cicatrização completa. Cirurgia é indicada em casos nos quais a rasgadura já se tornou um descolamento, com perda de visão periférica.

Quanto tempo dura o descolamento do vítreo?

Os sintomas geralmente vão diminuindo ao longo de semanas a meses.

Como recuperar o vítreo?

Nos casos mais comuns, onde a alteração é especificamente no vítreo, a opção preferencial é pela substituição por uma solução salina, conhecida como BSS. No entanto, em alguns casos mais específicos, como no descolamento de retina, o cirurgião pode optar pela utilização de gás ou de óleo de silicone.

Como limpar o vítreo?

Na maioria dos casos, as manchas tendem a desaparecer, sem ser necessária qualquer intervenção médica. No entanto, para quem apresenta algum dos sintomas mencionados de maior gravidade — como quando há descolamento do vítreo —, a recomendação pode ser o tratamento com uso de laser ou cirurgia, como a vitrectomia.

É perigoso descolamento do vítreo?

Se o vítreo (camada gelatinosa do olho) diminuir muito de volume, pode puxar consigo a retina que está colada a ele, e um descolamento da retina pode ser bastante perigoso para a visão.

Tem cura para descolamento de vítreo?

Em geral o descolamento de vítreo não exige nenhum tratamento específico, pois na maioria das vezes não há complicações maiores com ele, e os sintomas podem melhorar sozinhos. Mas em alguns casos, pode provocar “rasgos” na retina e isto pode levar ao seu descolamento ou a hemorragias intra oculares.

O que significa vítreo do olho?

O Vítreo, também conhecido por Humor Vítreo ou Corpo Vítreo, é um gel transparente que preenche toda a cavidade posterior do olho, preenchendo o espaço do globo ocular que fica atrás do Cristalino. Ele e o humor aquoso são os líquidos que dão tônus ao globo ocular, deixando a “bolinha” do olho sempre cheia.

Quais as consequências do descolamento do vítreo?

Em geral o descolamento de vítreo não exige nenhum tratamento específico, pois na maioria das vezes não há complicações maiores com ele, e os sintomas podem melhorar sozinhos. Mas em alguns casos, pode provocar “rasgos” na retina e isto pode levar ao seu descolamento ou a hemorragias intra oculares.

Quem tem descolamento do vítreo pode fazer cirurgia de catarata?

Você já passou por um descolamento de retina e agora precisa operar a catarata? Você pode, mas desde que seja feito um acompanhamento com um especialista em retina, já que existe risco de novo descolamento. Este profissional precisa avaliar a sua periferia retiniana para ver a necessidade de um tratamento preventivo.