Quais são as 7 dobras cutâneas?

Quais são as dobras cutâneas?

As principais dobras cutâneas mensuradas são: tríceps, bíceps, subescapular, peitoral, axilar média, supra ilíaca, abdominal, coxa e panturrilha.
Em cache

Quantas dobras cutâneas existem?

A literatura especializada menciona a existência de aproximadamente 93 possíveis locais anatômicos onde a medida de uma dobra cutânea pode ser realizada.
Em cache

Como fazer o cálculo das 7 dobras?

Com a soma dessas dobras cutâneas, você deve inserir na fórmula da DC: DC (g/cm³) =1,112-0,00043499 x (soma 7 Dobras) + 0,00000055 x (soma 7 Dobras) x 2 – 0,00028826 x (Idade)

Quando usar Pollock 7 dobras?

Em resumo, o método de Pollock com 3 dobras é adequado para avaliações rápidas e não profissionais e o método de 7 dobras é o mais preciso e completo. A escolha do método dependerá do contexto, dos recursos disponíveis e dos objetivos da avaliação da composição corporal.

Quais são as 4 medidas antropométricas?

As principais medidas antropométricas utilizadas nos serviços de saúde são: peso, altura, circunferência abdominal e cefálica. Mais do que realizar uma ação rotineira, essas medidas fazem parte da vigilância em saúde.

Qual é o nome da dobra do braço?

O Cotovelo é composto por 3 ossos, o úmero (osso do braço), a ulna (osso mais largo do antebraço) e o rádio (osso do mesmo lado do polegar). Esta é uma articulação em dobradiça, com função principal de fletir e extender (dobrar).

O que é protocolo de Pollock 7 dobras?

Equação Jackson e Pollock (1978)

Temos uma equação generalizada para homens de 18 a 61 anos e outra para mulheres de 18 a 55 anos. Essa equação utiliza 7 dobras cutâneas, a torácica, axilar média, tríceps, subescapular, abdominal, suprailíaca e coxa, além da idade em anos do avaliado.

Como interpretar dobras Cutaneas?

A localização da dobra cutânea subescapular deve ser marcada 2 cm abaixo do ponto subescapular (use uma fita antropométrica), de forma lateral e oblíqua. A dobra cutânea forma uma linha de 45 graus (determinada pelo alinhamento natural da pele), prolongando-se na diagonal, em direção ao cotovelo direito.

O que é protocolo de Jackson e Pollock?

O protocolo de Jackson e Pollock (1985) faz o cálculo do %G corporal utilizando o somatório de quatro dobras (tricipital, abdominal, suprailíaca e coxa) Jackson e Pollock (1978) é uma fórmula generalizada para o cálculo da densidade corporal (DC) de homens de 18 a 61 anos, utilizando o somatório de sete dobras ( …

Quais são os três tipos de medidas antropométricas?

É o conjunto de medidas primárias (peso, altura, dobras cutâneas e circunferências) e medidas secundárias, como índice de massa corpórea, peso ideal e soma de dobras cutâneas.

Quais são os três tipos de antropometria?

Tipo 1 – Projetos para o tipo médio; Tipo 2 – Projetos para indivíduos extremos; Tipo 3 – Projetos para faixas da população; Tipo 4 – Projetos individuais.

Como se chama a dobra do cotovelo?

Articulação do cotovelo

As saliências ósseas encontradas na parte inferior do úmero são chamadas de epicôndilos. A borda do lado de fora do cotovelo é chamada de epicôndilo lateral e a interna de epicôndilo medial.

O que é dobra cutânea Tricipital?

A dobra cutânea do tríceps ou tricipital é medida na face posterior do braço, paralelamente ao eixo longitudinal, no ponto que compreende a metade da distância entre a borda súpero-lateral do acrômio e o olécrano.

O que é protocolo de Faulkner?

O protocolo de FAULKNER (DE ROSE, 1984) descreve o procedimento do somatório das qua- tro dobras cutâneas, a partir da utilização da fór- mula de YUHASZ: % de Gordura = S4medidas x 0,153 +5,783. Foram medidas as circunferên- cias de Abdômen (ABD) e do Pescoço (P), confor- me protocolo de DOTSON & DAVIS (1998).

Quais são os 2 tipos de antropometria?

A antropometria é classificada em dois tipos: estática e dinâmica.

Quais são as duas medidas antropométricas?

Sendo assim, as medidas antropométricas, como peso e altura, são dados que servem para avaliar o tamanho, forma e composição do corpo humano.

Como se chama a dobra entre o braço e antebraço?

Anatomia do cotovelo

A articulação do cotovelo é uma articulação sinovial que conecta o braço ao antebraço, permitindo 150 ْ de movimentos de flexão-extensão. Ela consiste em três articulações; a articulação umeroulnar, a articulação umerorradial e a articulação radioulnar proximal, todas em uma só cápsula articular!

Como é feito o teste de Cozen?

O teste conhecido como de Cozen é realizado com o cotovelo em 90º de flexão e com o antebraço em pronação. Pede-se ao paciente que realize a extensão ativa do punho contra a resistência que será imposta pelo examinador.