Quais são as áreas de proteção?

O que são áreas de proteção ambiental Cite um exemplo?

São exemplos de Áreas de Proteção Permanente: margens de cursos d´água, restingas, manguezais, áreas de altitude superior a 1800 metros etc.
Em cache

Quais são as áreas de proteção ambiental no Brasil?

Exemplos

  • Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins (TO)
  • Reserva Biológica de Poço das Antas (RJ)
  • Parque Nacional da Lagoa do Peixe (RS)
  • Monumento Natural das Ilhas Cagarras (RJ)
  • Refúgio Estadual da Vida Silvestre do Rio Pandeiros (MG)
  • Área de Proteção Ambiental Margem Esquerda do Rio Negro (AM)

Como são as áreas de proteção ambiental?

A Área de Proteção Ambiental (APA) é definida como uma extensa área natural, com um certo nível de ocupação humana, que garante a proteção e conservação de atributos bióticos, abióticos, estéticos ou culturais importantes para a qualidade de vida da população.
Em cache

Quais os 5 tipos de unidades de proteção integral?

Existem cinco tipos de unidades de conservação de proteção integral: Estações Ecológicas (Esec), Reservas Biológicas (Rebio), Parques (nacionais, estaduais e municipais), Monumentos Naturais (Monat) e Refúgios de Vida Silvestre (RVS).

O que é uma área de proteção especial?

As Áreas de Proteção Especial Estadual (APEE) são áreas definidas e demarcadas pelo governo do Estado de Minas Gerais para proteção e conservação de mananciais.

Como saber se uma área é de Proteção Ambiental?

Para consultar uma área específica, no site do Serviço Florestal Brasileiro, que é ligado ao Ministério Da Agricultura, Pecuária E Abastecimento (www.florestal.gov.br/atlas), estão disponíveis para download os mapas com dados referentes às Áreas de Preservação Permanente.

Quais são os tipos de preservação?

PROTEÇÃO INTEGRAL

Tipo Objetivo
Reserva biológica Proteger integralmente a área, salvo medidas de recuperação e manejo.
Parque nacional Preservar ecossistemas naturais de grande relevância ambiental e beleza cênica.
Monumento natural Preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica.

Quais são as áreas de APP?

As Áreas de Preservação Permanente estão localizadas ao longo dos rios ou de qualquer curso d'água; ao redor das lagoas, lagos ou reservatórios d'água naturais ou artificiais; nas nascentes; no topo de morros, montes, montanhas e serras; nas encostas ou partes destas; nas restingas, como fixadoras de dunas ou …

Quais são as atividades de proteção ao meio ambiente?

10 maneiras de preservar o meio ambiente

  • Não desperdice água. …
  • Economize energia. …
  • Não compre produtos sem necessidade. …
  • Separe o lixo. …
  • Não jogue lixo nas ruas. …
  • Ande mais a pé …
  • Reaproveite. …
  • Não compre animais silvestres.

O que são unidades de proteção?

As Unidades de Proteção Integral são unidades de conservação de fundamental importância para a preservação de ecossistemas, proporcionado pesquisas científicas, manejo e educação ambiental na busca pela conservação do meio ambiente. Elas são divididas em Unidades de Proteção Integral e de Uso Sustentável.

Quais são os dois tipos de unidades de conservação?

De acordo com as suas características e finalidades, são divididas em dois tipos: Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável. As primeiras possuem normas mais restritas e são mais voltadas para a pesquisa e conservação da biodiversidade.

Qual é a área de proteção permanente?

Art. 4o Considera-se Área de Preservação Permanente, em zonas rurais ou urbanas, para os efeitos desta Lei: I – as faixas marginais de qualquer curso d'água natural perene e intermitente, excluídos os efêmeros, desde a borda da calha do leito regular, em largura mínima de: (Incluído pela Lei nº 12.727, de 2012).

São áreas de proteção integral?

As Unidades de Proteção Integral podem ser de cinco tipos, são eles: Estações Ecológicas, Reservas Biológicas, Parques Nacionais, Monumentos Naturais e Refúgios da Vida Silvestre.

É considerado uma área de proteção?

4o Considera-se Área de Preservação Permanente, em zonas rurais ou urbanas, para os efeitos desta Lei: I – as faixas marginais de qualquer curso d'água natural perene e intermitente, excluídos os efêmeros, desde a borda da calha do leito regular, em largura mínima de: (Incluído pela Lei nº 12.727, de 2012).

Qual a lei trata sobre Área de Proteção Ambiental?

LEI No 6.902, DE 27 DE ABRIL DE 1981.

Dispõe sobre a criação de Estações Ecológicas, Áreas de Proteção Ambiental e dá outras providências.

Que são áreas de preservação permanente?

Art. 4o Considera-se Área de Preservação Permanente, em zonas rurais ou urbanas, para os efeitos desta Lei: I – as faixas marginais de qualquer curso d'água natural perene e intermitente, excluídos os efêmeros, desde a borda da calha do leito regular, em largura mínima de: (Incluído pela Lei nº 12.727, de 2012).

São exemplos de APPs?

Áreas de Preservação Permanente

Como exemplo de APP estão as áreas de mananciais, as encostas com mais de 45 graus de declividade, os manguezais e as matas ciliares. Essas áreas são protegidas pela Lei Federal nº 4.771/65 (alterados pela Lei Federal nº 7.803/89).

Qual a área de reserva legal?

A reserva legal é a área do imóvel rural que, coberta por vegetação natural, pode ser explorada com o manejo florestal sustentável, nos limites estabelecidos em lei para o bioma em que está a propriedade.