Quais são as causas e as consequências de uma gravidez na adolescência?

Quais são as causas e consequências da gravidez na adolescência?

Como fatores determinantes para a gravidez na adolescência foram citados o início precoce da vida sexual, influência da mídia, família, falta de informações nas escolas e equipe de saúde, violência sexual, uso de preservativo, aspectos socioeconômicos e o pensamento mágico da adolescente e, como conseqüências foram …
Em cache

Quais são os consequências da gravidez na adolescência?

Quanto ao risco, a gravidez na adolescência é um problema de Saúde Pública, pois as adolescentes têm maior probabilidade de desenvolver síndromes hipertensivas, partos prematuros, anemia, pré-eclâmpsia, desproporção feto-pélvica, restrição do crescimento fetal, além de problemas consequentes de abortos provocados e/ou …
Em cache

Quais são as principais causas da gravidez na adolescência?

Diversos fatores concorrem para a gestação na adolescência. No entanto, a desinformação sobre sexualidade e direitos sexuais e reprodutivos é o principal motivo.
Em cache

O que é a gravidez na adolescência e quais suas consequências na vida do jovem?

Segundo a coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Vanessa Vieira, a gravidez na adolescência é um problema de saúde pública. “Os riscos à saúde da mãe e bebê são muitos, como prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia, depressão pós-parto, entre outros”, completa.
Em cache

Quais são as causas da gravidez?

A gravidez é um evento resultante da fecundação do ovulo (ovócito) pelo espermatozoide. Habitualmente, ocorre dentro do útero e é responsável pela geração de um novo ser. Este é um momento de grandes transformações para a mulher, para seu (sua) parceiro (a) e para toda a família.

O que falar sobre a gravidez na adolescência?

A gravidez na adolescência é considerada de alto risco para as meninas, podendo acarretar diversos problemas de saúde como hipertensão e anemia, além de episódios de morbimortalidade, quando a adolescente vem a óbito na gravidez ou no parto.

Por que se deve evitar a gravidez na adolescência?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gestação nesta faixa etária é uma condição que eleva a prevalência de complicações maternas, fetais e neonatais, além de agravar problemas socioeconômicos existentes.

O que pode ser feito para evitar a gravidez na adolescência?

Pílula do dia seguinte: método químico que consiste em uma ou duas pílulas a serem tomadas no máximo até cinco dias após uma relação sexual desprotegida. Evita a gravidez. Adesivo hormonal: é um método químico que consiste em um adesivo de pele que libera doses diárias de hormônios para evitar a ovulação da garota.

O que causa a gravidez?

A gravidez pode ser um período bastante complicado na vida da mulher, sendo nela observadas várias alterações corporais. Entre as situações comuns de uma gravidez, podemos citar enjoos, vômito, azia, queimação, cãibras, intestino preso, maior vontade de urinar e dores na coluna.

Como podemos resolver o problema de gravidez na adolescência?

Construção de um projeto de vida mais sólido, suporte para as garotas de famílias pouco estruturadas, empoderamento das meninas mais pobres, permanência na escola, acesso aos métodos contraceptivos e centros de saúde com atendimento diferenciado são algumas das possibilidades apontadas por especialistas.

Como fazer uma conclusão sobre gravidez na adolescência?

CONCLUSÃO: É necessário analisar o fenômeno da gravidez na adolescência de uma forma ampla, que contemple aspectos não somente da prevenção, mas dos riscos da gravidez não planejada e dos problemas perinatais, principalmente entre as adolescentes mais jovens.

Quando está menstruada pode engravidar?

Em conclusão, sim, você pode engravidar menstruada. As chances são extremamente pequenas, considerando que a mulher teria que ter um ciclo menstrual curto, ter relações sexuais desprotegidas no final da menstruação e ovular logo após a menstruação, mas é possível.

Por que devemos evitar a gravidez na adolescência?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gestação nesta faixa etária é uma condição que eleva a prevalência de complicações maternas, fetais e neonatais, além de agravar problemas socioeconômicos existentes.

Como evitar gravidez na adolescência resumo?

Principais formas de prevenção

Camisinha. Pílula anticoncepcional. Implantes (DIU Hormonal, de Cobre e Implante subcutâneo)

Como prevenir a gravidez na adolescência resumo?

Embora todos os métodos contraceptivos possam ser usados por adolescentes, os mais eficazes a diminuir o número de gravidezes na adolescência são os métodos reversíveis de longa duração, como os implantes, dispositivos intrauterinos ou anéis vaginais.

É possível engravidar com o próprio sêmen?

Sim, ela pode.

É possível engravidar no mesmo dia da relação?

As relações sexuais ocorridas dentro das 48 horas antes da ovulação são aquelas com maior chance de gerar uma gravidez. Estudos mostram que as chances de engravidar consoante a data da relação sexual são as seguintes: Até cinco dias antes da ovulação: 4%. Até dois dias antes da ovulação: 25 a 28%.

Quais são as soluções para gravidez na adolescência?

Construção de um projeto de vida mais sólido, suporte para as garotas de famílias pouco estruturadas, empoderamento das meninas mais pobres, permanência na escola, acesso aos métodos contraceptivos e centros de saúde com atendimento diferenciado são algumas das possibilidades apontadas por especialistas.