Quais são as conjunções adverbiais consecutivas?

Quais são as conjunções consecutivas?

Consecutivas. As conjunções subordinativas consecutivas são aquelas que exprimem consequência. Exemplos: de forma que, de maneira que, de modo que, que (relacionado a tal, tão, tanto, tamanho).

O que é adverbial consecutiva?

b) Orações subordinadas adverbiais consecutivas: exprimem uma ideia de consequência. São introduzidas por elementos intensificadores (tão, tanto, tamanho), seguidos da conjunção que ou das locuções conjuntivas de que forma, tanto que, de sorte que, de modo que. Exemplo: Ela estudou tanto que foi aprovada no concurso.
Em cache

Quais as conjunções subordinativas adverbiais consecutivas?

As orações subordinadas adverbiais consecutivas exprimem consequência. As conjunções subordinativas adverbiais utilizadas são: de modo que, de sorte que, sem que, de forma que, de jeito que, etc. Exemplos: O palestrante falou tão baixo, de forma que não conseguimos ouvir a apresentação.
Em cacheSemelhantes

Como saber se a frase é consecutiva?

São conjunções consecutivas aquelas que iniciam uma oração na qual é indicada a consequência do que foi declarado na oração anterior. Exemplos: Os fatos eram tão inusitados que tentou fugir dali.

Para que serve as conjunções consecutivas?

As conjunções consecutivas iniciam orações subordinadas que exprimem a consequência ou o efeito do que se declara na oração principal, por exemplo: Foi tamanho o susto que ela desmaiou. Adiantou os estudos, de modo que ficou com a tarde livre.

Porque conjunção consecutiva?

São conjunções consecutivas aquelas que iniciam uma oração na qual é indicada a consequência do que foi declarado na oração anterior. Exemplos: Os fatos eram tão absurdos que tentou escapar da situação. O som estava tão alto que as paredes da sala tremiam.

O que é frases consecutivas?

→ Orações subordinadas adverbiais consecutivas

São aquelas que estabelecem sentido de consequência, efeito ou resultado em relação à oração principal. “Dançava tanto que se tornou um dos melhores da sala.”

Que como consecutiva?

A partícula “que” foi empregada como conjunção integrante consecutiva, uma vez que, além de não fazer retomada de termo, estabelece uma consequência do fato mencionado. Sinto que devemos avaliar nossas atitudes para ver onde erramos. Nesse caso, o “que” é empregado como uma preposição acidental.

Quais são os tipos de conjunções adverbiais?

As Conjunções adverbiais introduzem orações que indicam uma circunstância adverbial relacionada à oração principal, são subdivididas em: causais, condicionais, consecutivas, comparativas, conformativas, concessivas, temporais, finais, proporcionais.

Quais são os 9 tipos de orações subordinadas adverbiais?

Resumo sobre orações subordinadas adverbiais

São indicadas por conjunções e por locuções subordinativas específicas. Em português brasileiro, há os seguintes tipos delas: causais; comparativas; condicionais; concessivas; conformativas; consecutivas; proporcionais; finais; modais; temporais.

Que oração consecutiva?

→ Orações subordinadas adverbiais consecutivas

São aquelas que estabelecem sentido de consequência, efeito ou resultado em relação à oração principal. “Dançava tanto que se tornou um dos melhores da sala.” “Eu trabalhei muito no final de semana de modo que fiquei com tempo livre durante a semana.”

O que é Concessivas exemplo?

O que é Concessivo:

Consistem em frases que narram eventos contrários e subordinados ao fato importante expresso na oração principal, sendo que estes não impedem a execução desta ação. Exemplo: "O homem seguiu seu caminho, embora chovesse".

Quais são as conjunções exemplos?

Conjunções coordenativas

Classificação Tipo de relação Exemplos
Adversativas Oposição mas porém entretanto todavia contudo e [oposição]
Alternativas Alternância ou (… ou) ora … ora nem … nem
Conclusivas Conclusão então assim portanto logo
Explicativas Causa porque pois

Como é consecutiva?

Significado de Consecutiva

adjetivo Que segue uma sequência; um após o outro; conseguinte. Que é posterior a outra coisa ou que dela resulta; resultante: divórcio consecutivo de uma traição. [Gramática] Que expressa uma relação de consequência: conjunção, locução ou oração consecutiva.

O que é uma frase consecutiva?

→ Orações subordinadas adverbiais consecutivas

São aquelas que estabelecem sentido de consequência, efeito ou resultado em relação à oração principal. “Dançava tanto que se tornou um dos melhores da sala.”

Quais são os 3 tipos de conjunção?

Conjunções aditivas – expressam soma. Conjunções adversativas – expressam oposição. Conjunções alternativas – expressam alternância. Conjunções conclusivas – expressam conclusão.

Quais são os 5 tipos de orações?

Os tipos são: oração coordenada sindética aditiva, adversativa, alternativa, explicativa e conclusiva.

Quais são os tipos de conjunção?

Conjunções aditivas – expressam soma. Conjunções adversativas – expressam oposição. Conjunções alternativas – expressam alternância. Conjunções conclusivas – expressam conclusão.