Quais são as doenças que o teste do pezinho identifica?

O que pode ser detectado no teste do pezinho?

O teste do pezinho convencional identifica seis doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.
Em cache

Quais são as 50 doenças detectadas pelo teste do pezinho?

Confira a lista de doenças a serem detectadas

  • fenilcetonúria e outras hiperfenilalaninemias;
  • hipotireoidismo congênito;
  • doença falciforme e outras hemoglobinopatias;
  • fibrose cística;
  • hiperplasia adrenal congênita;
  • deficiência de biotinidase;
  • toxoplasmose congênita;
  • galactosemias;

Quais são as doenças rastreadas no teste do pezinho?

Teste do Pezinho

Atualmente as 6 doenças triadas são Deficiência de Biotinidase, Fenilcetonúria, Fibrose Cística, Hemoglobinopatias, Hiperplasia Adrenal Congênita e Hipotireoidismo Congênito.
Em cache

Qual é o teste do pezinho mais completo?

Teste do Pezinho SUPER: é o único a triar 48 doenças e um dos mai​s completos testes de Triagem Neonatal existentes no mundo.

Quando devo me preocupar com o teste do pezinho?

O teste do pezinho, para triagem neonatal, deverá ser realizado, preferencialmente, a partir do 3º até o 7º dia de vida (1,2). Nunca antes de 48 horas de vida, pois os resultados podem não ser confiáveis.

O que acontece quando da alteração no teste do pezinho?

Se o resultado do teste do pezinho estiver alterado, a família e o ponto de coleta são contatados e o bebê é reconvocado para fazer novos exames de confirmação.

Quais são os resultados do teste do pezinho normal?

É necessária uma nova coleta o mais rapidamente possível para que possa ser avaliado como está evoluindo o metabolismo da fenilalanina naquela criança. Apenas após o 2o resultado é que se pode orientar melhor a família da criança. É considerado normal um resultado de FAL < 4 mg%.

Quantas doenças O teste do pezinho detecta pelo SUS?

O Programa Nacional de Triagem Neonatal tem em seu escopo seis doenças: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Doença Falciforme e outras hemoglobinopatias, Fibrose Cística, Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência de Biotinidase.

É normal dar alteração no teste do pezinho?

Se o resultado do teste estiver alterado, a família deve ser convocada para o bebê fazer novos exames que podem confirmar ou excluir a doença para a qual a triagem foi alterada.

Quando da alteração no teste do pezinho O que significa?

É importante ressaltar que o “Teste do Pezinho” é apenas um teste de triagem. Um resultado alterado não implica em diagnóstico definitivo de qualquer uma das doenças, necessitando, de exames confirmatórios.

É normal ter que repetir o teste do pezinho?

Por essa razão a repetição do teste se faz necessária em alguns casos. Outro fator que motiva a repetição dos exames é a qualidade da coleta do sangue no papel filtro. Se a coleta do sangue não foi realizada adequadamente, o exame de laboratório fica prejudicado e outra coleta é solicitada.

O que significa quando o teste do pezinho da Positivo?

O resultado positivo do Teste do Pezinho para Fibrose Cística não significa que a criança realmente possui a doença e o número de falso-positivos é elevado. Nessas situações, a realização do Teste do Suor se faz necessária para a confirmação ou exclusão da indicação positiva.

Qual a diferença entre o teste do pezinho SUS é particular?

O teste do pezinho ampliado

O sangue coletado do bebê é igual ao exame básico oferecido pelo SUS, mas utiliza uma técnica chamada de espectrometria de massas em tandem (MS/MS).

Como saber se o resultado do Pezinho está normal?

É necessária uma nova coleta o mais rapidamente possível para que possa ser avaliado como está evoluindo o metabolismo da fenilalanina naquela criança. Apenas após o 2o resultado é que se pode orientar melhor a família da criança. É considerado normal um resultado de FAL < 4 mg%.

Porque o teste do pezinho é feito no calcanhar?

Teste do pezinho é um exame realizado entre o segundo e o quinto dia do nascimento do bebê que consiste na coleta de algumas gotinhas de sangue do calcanhar em papel filtro especial. O exame é feito nesse local porque nele estão presentes muitos vasos sanguíneos, o que facilita o acesso ao sangue.