Quais são as faces e polos dos rins?

Quais são as faces do rim?

Cada rim apresenta duas faces, duas bordas e duas extremidades. FACES (2) – Anterior e Posterior. BORDAS (2) – Medial (côncava) e Lateral (convexa). EXTREMIDADES (2) – Superior (Glândula Supra Renal) e Inferior.

Qual a localização do rim quais suas margens faces e polos?

Estão localizados na região lombar, acima da cintura, um em cada lado da coluna vertebral. O rim direito normalmente é menor que o esquerdo e está em uma posição um pouco mais baixa. Possuem o formato de feijão, com uma borda convexa e uma borda côncava.

Quais as porções bordas e faces dos rins?

Fazem parte do sistema excretor e osmorregulador, pois filtram e excretam os dejetos presentes no sangue. Macroscopicamente, cada rim possui duas faces, anterior e posterior; duas bordas, medial e lateral; e duas extremidades, superior e inferior.

Quais são as 3 partes do rim?

Internamente é possível distinguir três partes principais: o córtex, a medula e a pelve renal.

O que é o polo do rim?

Polos renais: Superior, onde se encontra sua relação com a glândula suprarrenal e inferior, polo que se relaciona com as alças intestinais. Margens renais: Lateral, correlacionada com o baço (rim E) e vesícula biliar (rim D) e medial, onde de encontra o hilo renal.

Onde fica o polo inferior do rim?

saber que o polo inferior do rim direito está aproximadamente um dedo superior à crista ilíaca.

Qual é a função dos néfrons?

O néfron é a unidade funcional básica do rim, responsável pela formação da urina. Cada rim humano possui aproximadamente 1.200.000 néfrons. A função do néfron é filtrar os elementos do plasma sanguíneo e eliminar através da urina as excretas indesejadas.

Como os néfrons se dividem?

Os néfrons podem ser classificados como néfrons corticais e néfrons justamedulares. Os corticais apresentam alças que alcançam apenas uma pequena parte da medula do rim ao passo que os justamedulares adentram profundamente a medula.

Quantas partes têm o rim?

Anatomia Interna. Os rins possuem duas zonas internas: o córtex e a medula renal. O córtex é a camada mais externa e nela encontram-se os néfrons: a unidade funcional dos rins, isto é, a estrutura responsável pela formação da urina.

Quais as 4 funções do rim?

Os rins são responsáveis por quatro funções no organismo:

  • Eliminação de toxinas do sangue por um sistema de filtração;
  • Regulação da formação do sangue e dos ossos;
  • Regulação da pressão sanguínea;
  • Controle do delicado balanço químico e de líquidos do corpo.

Quais são os polos do glomérulo?

Formado pelo Glomérulo renal (tufo de capilares) e pela Cápsula de Bowman, que envolve o glomérulo. Cada corpúsculo renal possui dois pólos: um vascular, onde penetra a arteríola aferente e sai a arteríola eferente; e um urinário, onde nasce o túbulo contorcido proximal.

Quais são as regiões do rim?

O rim apresenta uma camada central com coloração mais escura (medula) e uma camada periférica mais clara (córtex). Essas duas regiões recebem sangue pela artéria renal e são drenadas pela veia renal. Existe ainda uma estrutura chamada de pelve renal, responsável pela coleta de urina.

Quais são as partes dos néfrons?

Os rins são constituídos por unidades denominadas néfrons. Fazem parte dos néfrons os seguintes componentes: corpúsculo renal, túbulo contorcido proximal, alça de Henle e túbulo contorcido distal.

Como se divide o néfron?

Este apresenta três regiões distintas: o túbulo contorcido proximal, a alça néfrica ou de Henle e o túbulo contorcido distal, que desemborca no ducto coletor. Ducto Coletor: responsável por conduzir a urina produzida até o ureter.

Quais as duas partes do néfron?

Com um formato de uma taça, o corpúsculo renal é dividido em duas partes: a cápsula renal (também chamada de cápsula de Bowman, é uma rede de células epiteliais ao redor do glomérulo) e o glomérulo (uma espécie de capilares arteriais).

Qual o nome da estrutura dos néfrons?

O néfron é a parte funcional do rim, sendo essencial para a produção da urina. Ele é constituído por um longo túbulo, denominado de túbulo néfrico, e pelo corpúsculo renal.

O que são os néfrons?

O néfron é a parte funcional do rim, sendo essencial para a produção da urina. Ele é constituído por um longo túbulo, denominado de túbulo néfrico, e pelo corpúsculo renal. O néfron é a parte funcional do rim, sendo essencial no processo de formação da urina. Há cerca de um milhão de néfrons em cada rim.

Quais as 3 funções dos rins?

Eliminar substâncias nocivas do sangue. Regular a pressão arterial. Produzir hormônios. Atuar na formação e na manutenção dos ossos.