Quais são as flexões nominais?

O que são flexões nominais?

Flexão nominal é o estudo do gênero e número dos substantivos, adjetivos, numerais e pronomes. Essencialmente é o estudo do plural e gêneros dos nomes.
Em cache

Quais são as 5 flexões do verbo?

As flexões verbais ocorrem em número (singular e plural), pessoa (eu, tu, ele/ela, nós, vós, eles/elas), modo (indicativo, subjuntivo, imperativo), tempo (presente, pretérito, futuro) e voz (ativa, passiva, reflexiva).
Em cacheSemelhantes

Quais são as flexões dos nomes?

O substantivo pode se flexionar em gênero (feminino/masculino), número (singular/plural) e grau (aumentativo/diminutivo).

O que são flexão exemplos?

Uma flexão expressa uma ou mais categorias gramaticais com um prefixo, sufixo ou infixo explícito ou outra modificação interna, como uma mudança da vogal. Por exemplo, o latim ducam, que significa "eu vou levar", inclui um sufixo explícito -am, expressando pessoa (primeira), número (singular) e tempo (futuro).

Quais os tipos de flexões das concordância verbal e nominal?

A concordância verbal faz referencia ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro necessariamente deve concordar em número – singular ou plural – e pessoa – 1°, 2°, 3° – com o segundo. Por sua vez, a concordância nominal se refere ao substantivo e suas formas relacionadas: adjetivo, numeral, pronome, artigo.

O que é uma flexão nominal e verbal?

Concordância verbal e nominal é relação que garante que as palavras concordem umas com as outras. A concordância verbal garante que os verbos concordem com os sujeitos, enquanto a concordância nominal garante que os substantivos concordem com adjetivos, artigos, numerais e pronomes.

Quais são as 4 flexões verbais?

Os verbos flexionam de acordo com pessoa, número, modo, tempo e voz.

Quais são as 4 conjugações verbais?

As conjugações verbais são três: 1ª conjugação: verbos terminados em “ar” ou com a vogal temática -A-, por exemplo: andar; 2ª conjugação: verbos terminados em “er”ou com a vogal temática -E-, por exemplo: fazer; 3ª conjugação: verbos terminados em “ir”ou com a vogal temática -I-, por exemplo: cair.

Qual a diferença entre flexão nominal e flexão verbal?

Exemplo: Nós estudaremos regras e exemplos complicados juntos. Neste exemplo, quando concordamos o sujeito (nós) com o verbo (estudaremos) estamos fazendo a concordância verbal. Por sua vez, quando concordamos os substantivos (regras e exemplos) com o adjetivo (complicados) estamos fazendo concordância nominal.

Quais são as flexões de modo?

O que é a flexão verbal em modo? Os verbos sofrem flexão em modo, podendo estar no modo indicativo, no modo subjuntivo ou no modo imperativo. No modo indicativo, os verbos transmitem uma ação real, de forma precisa. No modo subjuntivo, os verbos transmitem uma ação possível, de forma incerta.

Quais são os 7 tipos de substantivos?

Existem 9 tipos de substantivos: comum, próprio, coletivo, abstrato, concreto, composto, simples, derivado e primitivo. E eles são flexionados em gênero, número e grau.

Quantas são as flexões verbais?

Existem três modos verbais: o modo indicativo; o modo subjuntivo; o modo imperativo.

Quais são as 7 regras de concordância nominal?

Confira quais são:

  • Um substantivo + um adjetivo.
  • Mais de um substantivo + um adjetivo.
  • Concordar com o substantivo mais próximo.
  • Concordar com todos os substantivos.
  • Inserir o artigo antes do último adjetivo.
  • Inserir o artigo concordando com o substantivo no plural.

Quais são os 7 verbos?

Exemplos de verbos auxiliares

  • Verbo ser;
  • Verbo estar;
  • Verbo ter;
  • Verbo haver;
  • Verbo ficar;
  • Verbo andar;
  • Verbo ir;
  • Verbo vir;

O que são as 3 conjugações?

As conjugações verbais são três: 1ª conjugação: verbos terminados em “ar” ou com a vogal temática -A-, por exemplo: andar; 2ª conjugação: verbos terminados em “er”ou com a vogal temática –E-, por exemplo: fazer; 3ª conjugação: verbos terminados em “ir”ou com a vogal temática -I-, por exemplo: cair.

O que é nominal e verbal exemplos?

Exemplo: Nós estudaremos regras e exemplos complicados juntos. Neste exemplo, quando concordamos o sujeito (nós) com o verbo (estudaremos) estamos fazendo a concordância verbal. Por sua vez, quando concordamos os substantivos (regras e exemplos) com o adjetivo (complicados) estamos fazendo concordância nominal.

Quais são os 4 substantivos?

Os substantivos são classificados em simples e compostos, primitivos e derivados, concretos e abstratos, comuns, próprios e coletivos. Confira a explicação de cada um: Substantivos simples: Apresentam apenas uma palavra em sua composição.

Quais são os adjetivos?

O gênero dos adjetivos

Em relação aos gêneros (masculino e feminino), os adjetivos são divididos em dois tipos: Adjetivos Uniformes – apresentam uma forma para os dois gêneros (feminino e masculino). Exemplo: menino feliz; menina feliz. Adjetivos Biformes – a forma varia conforme o gênero (masculino e feminino).