Quais são as microrregiões do Rio Grande do Norte?

Quantas microrregiões tem o Rio Grande do Norte?

O estado do Rio Grande do Norte foi divido geograficamente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em quatro mesorregiões, que por sua vez abrangiam 19 microrregiões, segundo o quadro vigente entre 1989 e 2017.

Quais são as mesorregiões do Rio Grande do Norte?

Tomou-se então como fronteiras espaciais para a pesquisa o estado do Rio Grande do Norte e suas quatro mesorregiões: Oeste Potiguar, Central Potiguar, Agreste Potiguar e Leste Potiguar.

Quantas e quais são as microrregiões?

Havia um total de 558 microrregiões distribuídas em 137 mesorregiões, dividindo o território das unidades federativas brasileiras e agrupando os 5 570 municípios, à época em 2017.

Quais são as microrregiões?

As Microrregiões Geográficas são conjuntos de municípios contíguos e foram definidas como partes das mesorregiões que apresentam especificidades, quanto à organização do espaço.

Qual é a macrorregião do Rio Grande do Norte?

Candelária, Cerro Branco, Novo Cabrais e Pântano Grande.

Qual é a microrregião de Mossoró?

Mossoró está situada no interior do estado do Rio Grande do Norte, na região Nordeste do Brasil. Pertence à mesorregião do Oeste Potiguar e à microrregião homônima.

Qual mesorregião fica Natal RN?

Mesorregião do Leste Potiguar – Informações sobre as cidades desse grupo de municípios.

Qual e a microrregião de Mossoró?

Mossoró está situada no interior do estado do Rio Grande do Norte, na região Nordeste do Brasil. Pertence à mesorregião do Oeste Potiguar e à microrregião homônima.

Quais são as 4 macrorregiões?

Além da divisão regional brasileira composta por cinco macrorregiões (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste), existe outra divisão do território nacional (ainda não oficial).

Quais as microrregiões do Nordeste?

Tais microrregiões se distribuem nas mesorregiões metropolitana de Recife, Mata Pernambucana, Agreste Pernambucano e Sertão Pernambucano.

O que e macro e micro região?

Ela pode ser um só município ou um grupo de cidades de um mesmo estado. Cada microrregião tem uma cidade que funciona como sede para a aplicação das provas objetivas e de redação. No caso da Paraíba, são os municípios de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa. Já uma macrorregião, é um território considerado maior.

O que e macrorregião microrregião?

Para resumir de vez: macrorregião é uma divisão maior; dentro da macro, temos uma segunda divisão, a microrregião; em cada micro, temos um número de municípios ou partes de uma cidade (como zona oeste, no caso de São Paulo capital).

Qual o nome da microrregião de Parnamirim faz parte?

Pertencente à Região Metropolitana de Natal, à mesorregião do Leste Potiguar e à microrregião de Natal, localiza-se ao sul da capital estadual, distando desta doze quilômetros.

Qual a Mesorregiao de Natal?

A divisão territorial do RN apresenta quatro mesorregiões geográficas: Central Potiguar, Leste Potiguar, Agreste Potiguar e Oeste Potiguar.

Quantas cidades RN tem?

O estado possui um clima Tropical, com temperaturas elevadas e uma grande influência do oceano nas variáveis geográficas. Na atualidade, o estado possui cerca de 3,5 milhões de habitantes, distribuídos em 167 municípios.

Qual é a microrregião de Belém?

Mesorregião Metropolitana de Belém

Microrregião Código Municípios
Belém 007 Barcarena
Belém
Benevides
Marituba

Quais são as 5 microrregiões do Brasil?

O Brasil está dividido em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Os estudos da Divisão Regional do IBGE tiveram início em 1941, sob a coordenação do Prof. Fábio Macedo Soares Guimarães.

Quais são as 5 regiões?

O Brasil é dividido em 5 Grandes Regiões (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul).