Quais são as partes do ombro?

Quais as partes do ombro?

A articulação do ombro é uma das mais complexas do corpo humano, pois é a articulação que permite o maior grau de liberdade de movimentos. O ombro, ou melhor, a cintura escapular é composta por 3 ossos: a escápula (ou omoplata), a clavícula e o úmero (osso do braço).

Quais são as 4 articulações do ombro?

Quais são as articulações do ombro? O ombro é composto por quatro articulações: esterno-clavicular, escápulo-torácica, acromioclavicular e glenoumeral.
Em cache

Quais são as 5 articulações do ombro?

v. Hall (2000) descreve o ombro como a articulação mais complexa do corpo humano, incluindo cinco articulações separadas: coracoclavicular, escapulotorácica, esternoclavicular, acromioclavicular e glenoumeral; vi.
Em cache

Quais são os principais músculos do ombro?

deltóide

trapézio, que eleva o ombro; — deltóide, que eleva lateralmente o braço; — grande dorsal, que puxa o braço para baixo. O deltóide, cobrindo a cabeça do úmero, em conjunto com um conjunto de músculos mais pequenos, formam a proeminência do ombro e impedem que esta articulação se desloque (luxação).

Como se chama a lateral do ombro?

O deltóide se situa na região externa do complexo. As inserções de origem correspondem ao terço lateral da clavícula, acrômio e espinha da escápula e se insere na tuberosidade do úmero.

Quantas partes têm o músculo do ombro?

Os seis músculos escapuloumerais (deltoide, redondo maior, supraespinal, infraespinal, subescapular e redondo menor) são relativamente curtos que vão da escápula até o úmero, e atuam sobre a articulação do ombro.

Quais são os ligamentos do ombro?

O ligamento coracoacromial está na região da articulação acromioclavicular, porém não atravessa a articulação. Ele protege estruturas subjacentes no ombro, podendo limitar o excessivo movimento superior da cabeça do úmero.

Como se chama o nervo do ombro?

Inicialmente, precisamos entender que o ombro não possui um único nervo e sim um conjunto deles. O plexo braquial é uma estrutura na região do pescoço e do ombro formada pela união dos nervos que saem da medula na região cervical em direção ao membro superior.

Como se chama o músculo em cima do ombro?

O músculo deltoide (deltóide) é um grande e potente músculo da articulação do ombro.

Como se chama a parte debaixo do ombro?

O supraespinhal é um músculo profundo do ombro que se insere nos 3/4 internos da fossa supra-espinhosa e compõe os músculos do manguito rotador. Origina-se na fossa supraespinal escapular. Insere-se na face superior do tubérculo maior e tem a função de auxiliar o deltóide na abdução dos braços e como estabilizador.

Como se chama a parte de baixo do ombro?

Articulação glenoumeral

Ela é simplesmente a articulação entre a fossa glenoidal ou cavidade glenoide da escápula, uma depressão que se projeta lateralmente, e a cabeça do úmero.

Como é o nome da parte do ombro?

Os três ossos que formam a articulação do ombro incluem a clavícula, a escápula (omoplata) e o úmero (o osso longo do braço).

Como se chama a parte de trás do ombro?

– Escápula: Glenóide, espinha da escápula, corpo da escápula, processo coracóide. Músculos – São responsáveis pela nossa força motora. O ombro apresenta diversos grupos musculares.

Como se chama a parte de cima do ombro?

A articulação glenoumeral, ou articulação do ombro, é uma articulação do tipo bola e encaixe. A “bola” é a parte superior e arredondada do úmero e o “encaixe” é a parte da escápula em forma de vasilha, chamada glenoide, onde a bola se encaixa.

Como se chama o músculo perto do ombro?

Os dois músculos mais superficiais do ombro são os músculos deltoide e trapézio. Estes músculos formam o contorno característico do ombro. Outro grupo de músculos que é muito importante para esta região é o grupo muscular do manguito rotador.

Como se chama a dor no ombro?

Bursite, tendinite e rompimentos

As dores nos ombros podem ser provocadas por bursite (inflamação do "amortecimento" (bursa) entre os ossos e o tecido mole sobrejacente) ou tendinite (desgaste do tendão que ocorre lentamente ao longo do tempo devido ao uso excessivo).

Como se chama a parte lateral do ombro?

O deltoide lateral é um músculo do ombro localizado na parte externa do ombro.

Como se chama a parte do braço perto do ombro?

Úmero: osso do braço

Na parte superior, o úmero se liga à escápula e forma a articulação do ombro. Na extremidade inferior, ele se liga aos ossos do antebraço, ulna e rádio. A articulação entre o úmero, rádio e ulna é o cotovelo, responsável pelos movimentos básicos do braço, como dobrar.