Quais são as quatro fases da globalização Brainly?

Quais são 4 fases da globalização?

fase (séculos XVIII a XX): Revolução Industrial – 2ª Guerra Mundial: expansão do capitalismo. 3ª fase (final do século XX): 2ª Guerra Mundial – queda do Muro de Berlim, fim da União Soviética e do regime socialista, Guerra Fria. 4ª fase (século XXI): Nova Ordem Mundial: domínio do capitalismo no mundo.
Em cache

Quais são as 4 fases da globalização Brainly?

A 4° Fase da Globalização (de 1989 aos dias atuais). 1ª fase (séculos XV – XVIII) Grandes Navegações e Descobertas Marítimas – Revolução Industrial. 2ª fase (séculos XVIII a XX) Revolução Industrial – 2ª Guerra Mundial: expansão do capitalismo. 4ª fase (século XXI): Nova Ordem Mundial: domínio do capitalismo no mundo.

Qual a 3 fase da globalização?

3ª Fase: Guerra Fria

Essa fase da globalização estendeu-se do final da Segunda Guerra Mundial ao final da Guerra Fria e coincidiu com o período da Ordem Mundial marcado pela bipolaridade.

O que foi a primeira fase da globalização?

Podemos dizer que o início da Globalização desenvolveu-se nesse período por ter sido nessa época o período das grandes navegações, em que novas rotas para as Índias em busca de especiarias foram definidas, além da descoberta de novos territórios, entre eles, o Brasil.

Quando começa a 4 fase da globalização?

novembro de 1989

4ª fase da globalização

Seu início ocorre a partir da queda do Muro de Berlim em novembro de 1989. O período, chamado de Nova Ordem Mundial, é marcado por mais avanço e consolidação do sistema capitalista. As consequências da vigência desse sistema também começam a ser percebidas com mais clareza.

Quais são os principais tipos de globalização?

Os tipos de globalização são três: econômica, cultural e da informação. A globalização é o processo de aproximação entre as diferentes sociedades e países existentes de todo o Planeta, seja na esfera econômica, social, cultural ou política.

O que aconteceu na segunda fase da globalização?

A segunda fase da Globalização relaciona-se com o processo de industrialização e seus efeitos sobre a produção do espaço geográfico mundial.

Qual é o conceito de globalização?

Globalização é um processo de integração política, econômica e cultural mundial, marcado pelos avanços nos meios de transporte e comunicação. O processo de globalização, em seus moldes atuais, vem sendo duramente criticado por alguns intelectuais e grupos sociais organizados.

O que é globalização resumo pequeno?

Globalização é o fenômeno de integração econômica, social e cultural do espaço geográfico em escala mundial. É caracterizada pela intensificação dos fluxos de capitais, mercadorias, pessoas e informações, proporcionada pelo avanço técnico na comunicação e nos transportes.

Quando se inicia a 2 fase da globalização?

Após a primeira fase, que costuma, em algumas classificações, ser definida entre os anos de 1450 e 1850, consolidou-se a segunda fase da globalização, periodizada entre os anos de 1850 e 1950 ou até o término da Segunda Grande Guerra.

Qual é a atual fase da globalização?

Na sua atual fase, foram criadas novas redes geográficas, e houve uma expansão sem precedentes das escalas de propagação de informações e também do consumo. Apesar disso, a globalização não se expandiu de maneira homogênea pelos territórios, colocando uma parte da população mundial à margem desse processo.

Quantas são as fases da globalização?

O termo globalização surgiu durante a década de 1980, mas o fenômeno teve início muito antes, no período das Grandes Navegações dos séculos XV e XVI. Identificam-se ao menos quatro fases da globalização. A globalização divide-se em econômica e cultural.

Quais são os três tipos de globalização?

Os tipos de globalização são três: econômica, cultural e da informação. A globalização é o processo de aproximação entre as diferentes sociedades e países existentes de todo o Planeta, seja na esfera econômica, social, cultural ou política.

O que a globalização trouxe para o Brasil?

A maior influência da Globalização no Brasil demarcou também a adoção de um modelo econômico que visava à mínima intervenção do Estado na economia, chamado de Neoliberalismo. Com isso, intensificou-se o processo de privatizações das empresas estatais e a intensa abertura para o capital externo.

Qual foi a causa da globalização?

A globalização é um processo de expansão econômica, política e cultural a nível mundial. Sua origem remete ao período das Grandes Navegações no século XVI, momento em que as trocas comerciais se ampliaram para outras nações.

Em qual globalização o Brasil está?

Por ser um país integrado a economia mundial capitalista e com conexões culturais com diversos países do mundo, o Brasil está participando atividade do mundo globalizado. O Brasil possui uma economia aberta ao mercado internacional, ou seja, nosso país vende e compra produtos de diversos tipos para diversas nações.

Qual é o principal objetivo da globalização?

A globalização é definida como um processo de interação entre os países, seja ela no âmbito social, cultural, econômico ou político. O seu foco principal é destruir as barreiras econômicas e imigratórias que possam existir entre essas nações.

O que é globalização é um exemplo?

A globalização é um fenômeno caracterizado pelo desenvolvimento dos transportes e das comunicações em escala mundial. Esse desenvolvimento possibilitou o aumento dos diversos fluxos no planeta, resultando assim em um processo de integração mundial, tendo como base o sistema capitalista de produção.