Quais são as regras do uso da crase?

Quais são as regras de crase?

Usamos crase nas locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas que contenham palavras femininas, como nos exemplos acima. São locuções adverbiais: à direita, à esquerda, às vezes, à tarde, à noite. São locuções prepositivas: à(s) custa(s) de, à exceção de, à mercê de, à proporção de, à volta de, às expensas de.
Em cache

Quais são as cinco principais regras de uso da crase?

Regras de quando usar crase

  • antes de palavras femininas;
  • quando acompanham verbos que indicam destino (ir, voltar, vir);
  • nas locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas;
  • antes dos pronomes demonstrativos aquilo, aquela, aquele;
  • antes da locução "à moda de" quando ela estiver subentendida;

Quantas regras de crase existe?

5 dicas simples sobre o uso da crase

  • Apenas antes de palavras femininas. …
  • Em expressões que indiquem hora. …
  • Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. …
  • Não ocorre antes de palavra masculina (na maioria das vezes) …
  • Casos em que a crase é opcional.

Em cache

Quando usar crase no a exemplos?

Uso obrigatório da crase

  1. Quando o verbo exigir preposição "a" e a seguir houver um artigo "a" e um substantivo feminino. Exemplos: …
  2. Em expressões que indiquem hora. …
  3. Em locuções femininas que indicam modo, tempo e lugar. …
  4. Antes das palavras "casa" e "terra".

Em cache

O que é o uso da crase?

Na língua portuguesa, a crase indica a contração de duas vogais idênticas, mais precisamente, a fusão da preposição a com o artigo feminino a e com o a do início de pronomes.

Como saber se a crase ou não?

Para identificar se a crase é necessária, uma das maneiras possíveis é trocar a palavra que acompanha o A por uma palavra masculina. Se o À se transformar em AO, significa que se trata da fusão entre uma preposição e um artigo. Se o A se mantiver mesmo ao lado de uma palavra masculina, ele não leva crase.

Foi a padaria tem crase?

Portanto, nesse caso, o “a” antes de padaria é com acento grave: Estou indo à padaria. Por quê? Porque há o “a” – exigido pelo verbo ir (ir a algum lugar) + outro “a” – que acompanha “padaria” – a padaria. Então a + a = à ( usamos só uma letra” a”, e a outra representamos pelo acento.

Quais são as principais regras de crase para nunca errar?

Dicas para não errar mais o uso da crase

  1. Não haverá crase diante de palavras masculinas, pelo motivo óbvio de não possuir artigo feminino. …
  2. No período “Demos cestas básicas a famílias carentes” não haverá crase, embora o verbo dar peça preposição “a” e a palavra famílias seja feminina.

Como se classifica a crase?

A crase é um tipo de acentuação gráfica, também chamada de acento grave. Representada por (`), ela aparece quando ocorre a fusão de dois “a” na frase. Essa soma de “a” pode acontecer entre diferentes classes de palavras, como preposição + artigo, preposição + letra inicial de pronome, entre outros.

Tem crase antes de hora?

Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas. Veja os exemplos: Retornaremos às 14h.

Faz bem a alma tem crase?

A crase só ocorre antes de pronomes demonstrativos que iniciem com a vogal “a” ou antes de substantivos femininos que são antecedidos pelo artigo “a” – por isso, nunca deve ser utilizada antes de palavras masculinas.

Como não errar no uso da crase?

Uma das formas mais eficientes para testar se uma frase exige ou não o uso da crase é substituir o substantivo feminino por um substantivo masculino. Se utilizando um substantivo masculino temos como resultado a contração “AO” (preposição + artigo), significa que a crase é necessária com o substantivo feminino.

Como aprender crase fácil?

A crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas: Por se tratar da fusão da preposição “a” com o artigo “a”, a crase somente deverá aparecer antes de palavras femininas. Se ainda assim você ficar em dúvida, basta substituir a palavra feminina por uma masculina.

Faz mal a saúde tem crase?

É obrigatório o emprego da crase em locuções adverbiais como, por exemplo, “à saúde”. É obrigatório o emprego da crase em locuções prepositivas como, por exemplo, “à saúde”.

Vai a igreja ou vai a igreja?

O certo é "vou à igreja", pq a crase substitui o "para a".

Como saber se a vai crase?

Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua 'feira' por 'supermercado'. Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave.

Vai pra praia ou vai a praia?

Seguindo os dois exemplos acima, pelo fato de nossa ida À praia ser de curta duração (retornamos no final da tarde do mesmo dia), devemos dizer "Vou À praia". Ida PARA a praia subentende que você vai permanecer por longo tempo lá, como por exemplo, montando barraca ou acampamento lá. Certinho ?

Tem crase em datas?

Nunca se deve usar a crase entre datas. Observe: As inscrições estarão abertas de 21/07 a 30/8.