Quais são as roupas da Marujada?

O que tem na Marujada?

A Marujada é caracterizada pela dança, cujo ritmo principal é o retumbão. A organização e a disciplina são exercidas por uma "capitoa" e uma "sub-capitoa". É a "capitoa" quem escolhe a sua substituta, nomeando a "sub- capitoa", que somente assumirá o bastão de direção por morte ou renúncia daquela.

Quais são os símbolos da Marujada?

A dança da Marujada é um elemento importante dessa identidade, expressa através dos símbolos que a distingue, como os trajes uniformizados, o chapéu (principalmente o chapéu das marujas), os pés descalços e o barracão, que segundo Silva (2007) são traços e expressões culturais que foram incorporados no decorrer da Page …

Como é a festa da Marujada?

A festividade acontece no município de Bragança. Lá, homens "marujos" e mulheres "marujas" percorrem a cidade imitando o balanço de um barco na água. A dança é comandada pelas mulheres e acompanhada musicalmente pelos homens, que usam violas, rabecas, violinos, tambores e cavaquinhos.

Qual é a origem da Marujada?

A Marujada é uma manifestação tipicamente da microrregião do Salgado, município de Bragança, nordeste do Pará. Teve origem em 1789, quando os senhores de escravos permitiram que eles criassem a irmandade de São Benedito e construíssem uma igreja em homenagem ao santo.

Qual é o significado da Marujada?

A marujada, também conhecida como fandango, é uma dança típica das regiões Nordeste e Norte do Brasil, mas também é encontrada em outras regiões do país, assumindo, em cada qual uma feição própria da cultura local. Constitui importante manifestação cultural, de caráter popular, do folclore brasileiro.

Quando é realizada a Marujada?

A procissão do glorioso santo preto acontece no dia 26 de dezembro e perdura por mais de dois séculos, é um dos períodos mais importantes e especiais para os bragantinos. A Marujada é cercada de símbolos, beleza, cores e agradecimento.

Onde surgiu a Marujada no Brasil?

A Marujada surgiu com uma iniciativa dos escravos, nas margens do Rio São Francisco em homenagem ao santo, aquele que é o maior símbolo de identidade dos negros escravizados, São Benedito. Este Santo foi assumido como sendo milagroso e grande protetor de suas causas.

O que é uma rabeca de Marujada?

Na Amazônia, em algumas regiões do interior, como Bragança, durante o mês de dezembro a rabeca é um dos instrumentos de base nas comemorações da folia dos marujos e no acompanhamento de suas danças rituais da Marujada de São Benedito. O termo rabeca se refere a um instrumento de cordas tocado com arco.

Como é a musicalidade que acompanha a Marujada?

Ritmo Percussivo: a música da Marujada é caracterizada por um ritmo forte e percussivo, que conduz a dança dos participantes. Os instrumentos mais comumente usados incluem tambores, pandeiros e tamborins.

Quantos anos tem a Marujada de Bragança?

25 de julho de 2023

Marujada e Festividade de São Benedito celebraram aniversário de 223 anos.

Onde ocorre a festa da Marujada?

Com marujas e marujos, a enorme procissão que ganha as ruas da cidade de Bragança, enfeita com o branco e o vermelho, todos com as roupas tradicionais. As apresentações acontecem no período de 25 de dezembro a 06 de janeiro.

Em que cidade acontece a Marujada?

A Marujada é caracterizada pela dança, normalmente o retumbão, todos dançam descalços. Com alegria, dança e confraternização, dão graças, e ao final do dia 26, todos de mãos dadas em volta da Igreja de São Benedito, que fica de frente para o Rio Caeté, para um abraço.

Qual é o significado da palavra Marujada?

substantivo feminino Multidão de marujos; maruja, marinhagem.

Onde ocorre a Marujada?

Marujada de Bragança, um patrimônio do Brasil

Patrimônio cultural e artístico do Pará, a festa em louvor ao Santo Preto, como é conhecido, é celebrada há 222 anos, sempre em dezembro. O ponto alto acontece no dia 26, quando a Marujada, parte do ciclo de São Benedito, enche a cidade de ritmo e cores.

Quem criou a Marujada?

A marujada surgiu em Portugal, como comemoração às conquistas das terras encontradas por meio das navegações ultramarinas dos séculos XVI e XVII.

Em que município paraense é realizada a Marujada?

A Marujada, em Bragança, teve inicio em 1798 quando os senhores brancos atendendo ao pedido de seus escravos, permitiram a organização de uma Irmandade e a primeira festa em louvor a São Benedito.

Qual é a importância da Marujada?

A marujada surgiu em Portugal, como comemoração às conquistas das terras encontradas por meio das navegações ultramarinas dos séculos XVI e XVII. Retrata a vida difícil dos marujos as longas travessias oceânicas daquela época.