Quais são os 3 tipos de intertextualidade?

O que é intertextualidade 3 exemplos?

A intertextualidade é a relação entre dois textos caracterizada pela referência de um pelo outro de maneira implícita ou explícita. Há oito tipos distintos de intertextualidade. São eles: alusão/referência, bricolagem, citação, epígrafe, paráfrase, paródia, pastiche e tradução.
Em cache

Quais são os três tipos de intertextualidade?

Os 8 tipos de intertextualidade

  • Alusão/Referência. Na alusão, também chamada de referência, é feita uma sugestão ou insinuação acerca de um lugar, personagem ou acontecimento, por exemplo. …
  • Bricolagem. Bricolagem é uma técnica de intertextualidade. …
  • Citação. …
  • Epígrafe. …
  • Paráfrase. …
  • Paródia. …
  • Pastiche. …
  • Tradução.

Em cache

Quais os tipos de intertextualidade explique e exemplifique?

Intertextualidade explícita: nota-se logo o intertexto na superfície textual, ou seja, geralmente há citação da fonte original; Intertextualidade implícita: não se encontra de imediato o intertexto aplicado, ou seja, é necessária maior atenção do leitor, uma vez que não aparece a citação do texto-fonte.
Em cacheSemelhantes

Como se classifica a intertextualidade?

Referência explícita ou implícita que um texto faz de outro pré-existente. Intertextualidade é o nome dado à relação que é feita quando em um texto é citado outro texto que já existe. Esse fenômeno se trata do "diálogo" de um texto com um ou mais textos, que podem ser verbais, não-verbais ou mistos.
Em cache

O que é intertextualidade direta e indireta?

A citação pode ser direta, cópia integral do trecho necessário, ou indireta, quando se explica a informação desejada com suas próprias palavras. As duas formas compreendem a intertextualidade, pois aproveitam ideias já produzidas para contribuir com as novas informações.

O que é intertextualidade indireta?

Recurso de intertextualidade indireta, quando um discurso faz referência a uma música, filme, anúncio publicitário de maneira apenas alusiva, isto é, insinuando a influência de outra obra. Na alusão, pode-se usar a referência de forma informal, sem ter a obrigação de identificar as fontes exatas.

Quais são os exemplos de intertextualidade?

Por exemplo, quando um poema faz alusão a outro poema, a intertextualidade ocorreu entre dois gêneros discursivos iguais. No entanto, se uma canção faz alusão a um romance ou então se um desenho animado faz alusão a uma pintura, dizemos que houve intertextualidade entre dois gêneros discursivos diferentes.

O que é intertextualidade direta?

Na citação, ocorre uma intertextualidade direta, havendo a reprodução de parte do texto fonte. Há uma transcrição das palavras de outro autor, devidamente destacada com aspas e com a identificação desse autor. A citação visa conferir credibilidade ao novo texto.

Quais são os 5 fatores de textualidade?

A textualidade possui sete fatores que ajudam a definir um texto: coesão e coerência, responsáveis por se relacionarem com os elementos estritamente linguísticos, e a intencionalidade, a aceitabilidade, a situacionalidade, a informatividade e a intertextualidade, que estão conectadas diretamente com fatores pragmáticos …

O que é a intertextualidade explícita?

Já a intertextualidade explícita é aquela que se expressa diretamente na superfície textual, ou seja, apresenta semelhanças ou cópia de trechos do texto original. Nesse processo, mesmo que o autor não conheça o primeiro texto, ele identificará, ao menos, que existe uma referência a outra produção.

O que é intertextualidade implícita?

Intertextualidade implícita: a referência não é feita de maneira direta. Portanto, fica mais difícil saber a fonte original e entender que há uma referência sendo feita. Para isso, é preciso conhecer a fonte original e reconhecer por conta própria a relação existente.

Qual é a função da intertextualidade?

Intertextualidade é o fenômeno de referenciar conteúdos e formas de textos, para produzir um novo texto, contribuindo no sentido, para ampliá-lo ou modificá-lo. A intertextualidade é a presença textual de elementos semânticos e/ou formais que se referem a outros textos produzidos anteriormente.

O que é intertextualidade implícita exemplos?

Na letra da canção há uma referência a um famoso provérbio latino: si uis pacem, para bellum, cuja tradução é Se queres paz, te prepara para a guerra, exemplificando, assim, aquilo que chamamos de intertextualidade implícita, pois não foi feita a citação do texto-fonte.

Quais são os 7 Elementos de textualidade?

São sete os fatores da textualidade, dois linguísticos e cinco pragmáticos: coerência, coesão, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade, intertextualidade.

Quais são os conectores?

São eles:

  • Também;
  • Bem como;
  • Assim como;
  • Como também;
  • Como ainda;
  • Além disso;
  • Ainda;
  • Ademais;

O que é uma intertextualidade implícita?

Intertextualidade implícita: a referência não é feita de maneira direta. Portanto, fica mais difícil saber a fonte original e entender que há uma referência sendo feita. Para isso, é preciso conhecer a fonte original e reconhecer por conta própria a relação existente.

O que é a intertextualidade temática?

A intertextualidade se refere à presença de elementos formais ou semânticos de textos, já produzidos, em uma nova produção textual. Em outras palavras, refere-se aos textos que apresentam, integral ou parcialmente, partes semelhantes ou idênticas de outros textos produzidos anteriormente.

O que é intertextualidade epígrafe?

Epígrafe. A epígrafe é um tipo de intertextualidade criado para estabelecer a identidade ou o tom da obra que você vai ler a seguir. Ela é um texto inicial de outro autor, utilizado por um escritor para abrir o seu novo texto.