Quais são os 6 tipos de pneumonia?

Que tipo de pneumonia mais grave?

Pneumonia fúngica – causada por fungos, acontece com maior frequência em pessoas imunodeprimidas (pacientes oncológicos ou vivendo com o vírus do HIV, por exemplo) ou com doenças crônicas. É a mais rara e que tem maior potencial agressivo.
Em cache

Quais são os 4 tipos de pneumonia?

Quais são os tipos de pneumonia mais comuns?

  • Pneumonia bacteriana. Esse é o tipo de pneumonia predominante em crianças, adultos e idosos. …
  • Pneumonia viral. …
  • Pneumonia fúngica. …
  • Pneumonia química. …
  • Pneumonia hospitalar. …
  • Pneumonia comunitária.

Em cache

Quais são os 3 tipos de pneumonia?

Quais são os tipos de pneumonia?

  1. Pneumonia viral. É uma infecção causada por vírus e que se instala nos pulmões, podendo afetar a região dos alvéolos pulmonares. …
  2. Pneumonia bacteriana. É o tipo mais comum da doença. …
  3. Pneumonia química. …
  4. Pneumonia fúngica.

Em cache

Como fica o pulmão de uma pessoa com pneumonia?

A pneumonia é uma infecção que afeta os alvéolos, que são os sacos de ar dos pulmões onde ocorrem as trocas de oxigênio e gás carbônico. Na pneumonia, um ou ambos os pulmões ficam com parte dos alvéolos cheios de líquido ou pus. É uma doença perigosa que, se não tratada rapidamente e adequadamente, pode levar a óbito.

Quando a pneumonia é preocupante?

No caso de pacientes idosos, crianças pequenas ou quando a doença apresenta sinais graves de comprometimento nos pulmões, rins, pressão arterial alterada e dificuldade respiratória, a internação hospitalar pode ser necessária.

É possível pegar pneumonia de outra pessoa?

A pneumonia, por exemplo, não é contagiosa. Mesmo se alguém tossir na sua frente, só é possível ser infectado caso os mecanismos de defesa do corpo falhem, como em casos de câncer, desnutrição, doença pulmonar prévia ou de outro órgão, alteração do sono, e até estresse.

O que leva uma pessoa a ter pneumonia?

Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue.

Qual o tipo de pneumonia que é contagiosa?

A pneumonia é contagiosa? Os agentes infecciosos da pneumonia geralmente não são transmitidos com facilidade. Porém, as pneumonias virais são mais facilmente transmissíveis, ao contrário da pneumonia causada por bactérias, em que a transmissão é mais difícil.

O que não se deve fazer quando está com pneumonia?

não fume e não beba exageradamente; – observe as instruções do fabricante para a manutenção do ar-condicionado em condições adequadas; – não se exponha a mudanças bruscas de temperatura; – procure atendimento médico para diagnóstico precoce de pneumonia, para diminuir a probabilidade de complicações.

Quando se deve internar uma pessoa com pneumonia?

A internação hospitalar pode fazer-se necessária quando a pessoa é idosa, tem febre alta ou apresenta alterações clínicas decorrentes da própria pneumonia, tais como: comprometimento da função dos rins e da pressão arterial, dificuldade respiratória caracterizada pela baixa oxigenação do sangue porque o alvéolo está …

Quem tem pneumonia tem que ficar de repouso?

Durante o tratamento da pneumonia, o repouso, a boa alimentação e a hidratação são fundamentais.

O que piora o quadro de pneumonia?

Álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório; Ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias; Resfriados mal cuidados; Mudanças bruscas de temperatura.