Quem vai pra Aruanda?

O que é o povo de Aruanda?

Aruanda é um conceito presente nas religiões afro-brasileiras, sobretudo na Umbanda, bem como no Espiritismo brasileiro. Descreve um local no mundo espiritual, que varia muito de acordo com a corrente religiosa, mas que de modo geral poderia ser equiparado a uma espécie de paraíso espiritual.

Para que serve Aruanda?

Já a aruanda, a erva sagrada do povo Pataxó, serve para fazer incenso. A planta representa para os indígenas uma conexão espiritual, para despertar os "encantados". "Ela trata a parte espiritual. Serve como calmante, substitui remédios para dormir, serve para insônia, febre, para um monte de coisa", disse.

Quem criou Aruanda?

Conheça melhor quem criou o conteúdo

A Fé de Aruanda foi criada em Maio de 2017 por Leticia Freddi, com o intuito de levar ao mundo toda palavra de amor e fé em homenagem à Umbanda.

O que é o umbral na Umbanda?

O Umbral, tido como um lugar horrível, o purgatório espiritual porém, Túlio foi convidado pelo seu guardião a aprender alguns conceitos sobre essa região espiritual tão importante à evolução.

O que são filhos de Aruanda?

O Filhos de Aruanda atua, também, como uma instituição sem fins lucrativos organizada, defendendo a cultura afro-brasileira e demais culturas tradicionais, elaborando eventos e projetos sociais, culturais, educacionais, esportivos e assistenciais, tanto em parceria com o poder público quanto com seus colaboradores.

Quem são os Pretos-velhos de Aruanda?

Quem são os Pretos-Velhos? Espíritos dos negros escravizados que resistiram ao cativeiro, os Pretos-Velhos guardam muita maturidade e sabedoria das mais elevadas esferas de luz. Apresentam-se geralmente curvados, com passos lentos e curtos, como pessoas idosas.

Quem são os pretos velhos de Aruanda?

Quem são os Pretos-Velhos? Espíritos dos negros escravizados que resistiram ao cativeiro, os Pretos-Velhos guardam muita maturidade e sabedoria das mais elevadas esferas de luz. Apresentam-se geralmente curvados, com passos lentos e curtos, como pessoas idosas.

O que a Bíblia fala sobre o umbral?

Em seu contexto original, o termo se refere aos umbrais da porta de casa, que pode compreender a trave superior, ou os dois postes que ladeiam a porta. O texto bíblico ordena escrever as palavras de Deus nas mezuzot, isto é, nos batentes da porta de casa, além de mandar escrever nos portões das cidades (Dt 6,9).

Quais são os guardiões da Umbanda?

Os guardiões são espíritos que se organizam em comandos hierárquicos e zelam pela ordem e pela justiça em todos os âmbitos da vida. Podemos entendê-los como as forças de segurança do mundo extrafísico, com uma estrutura que abrange desde os soldados mais rasos até os oficiais mais graduados.

O que a entidade Preto Velho faz?

Preto velho ou Pretos-velhos são uma linha de trabalho de entidades de umbanda. São espíritos que se apresentam sob o arquétipo de idosos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro.

Como a entidade escolhe o médium?

Médiuns todos são, embora alguns em grau mais suave. Mas ninguém pode se "candidatar" a médium de terreiro em algum momento da vida. Estas pessoas são escolhidas como instrumentos de trabalho antes de seu nascimento, sua encarnação nesta terra.

Como o Preto Velho se manifesta?

Com seus cachimbos ou cigarros de palha, defumam as pessoas que com eles tomam passes. A ação do fogo e do fumo "queima" as energias pesadas – se engana quem pensa que eles precisam do "pito" para alimentar vícios. Já o café, servido sempre frio e sem açúcar, nos trabalhos, ajuda a dar movimento à vida das pessoas.

Onde se localiza o umbral no Brasil?

Como visto, se localiza na região vizinha à dimensão vibracional conhecida como umbral e geograficamente está localizada acima da cidade do Rio de Janeiro.

Quanto tempo o espírito fica no umbral?

Não se fala pela boca e nem se caminha usando as pernas. Tudo é por força de frequência mental. Em suma, dependendo do grau de evolução do espírito, o indivíduo fica de 10 a 15 dias, em geral, imaginando que está encarnado e que está melhorando.

Como saber se sou um guardião?

Quem é guardião, por ser uma pessoa mais séria, além de gostar de todas as coisas em seus devidos lugares, também gosta muito de fazer as outras pessoas se sentirem bem. Uma das principais habilidades do guardião, inclusive, é justamente essa: conseguir tirar das pessoas o que elas tem de melhor.

Qual a diferença entre Exu e guardião?

Também está relacionada ao Orixá Adjuntó do médium, refreiando seus instintos e equilibrando seu emocional com o mistério do Orixá de frente. Já os Exus Guardiões são os regentes planetários que velam pela paz e harmonia de todos, sejam eles seres de Luz, de Trevas ou humanos.

Como é incorporar pela primeira vez?

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

Como saber se você é um médium?

A certeza de que você é médium

Os principais sinais de que você possui mediunidade ostensiva são: Vidência espiritual comprovada; Audição espiritual comprovada; Transe psicográfico – quando se escreve mensagens ditadas pelos espíritos (Chico Xavier é o maior exemplo, tendo psicografado mais de 400 livros);