Qual a diferença entre Medusa e pólipo?
Existem dois tipos morfológicos de indivíduos: os pólipos e as medusas. Os pólipos são sésseis, ou seja, vivem fixos a um substrato e as medusas são organismos livres e natantes. Podem formar colônias como é o caso das caravelas e dos corais.
Semelhantes
Quando surgiu os cnidários?
Os cnidários surgiram há aproximadamente 680 milhões de anos, e hoje é conhecida uma grande variedade de espécies deles. Água-viva, hidra e anêmona-do-mar são exemplos de cnidários.
Em cache
Qual é a origem dos cnidários?
O filo Cnidaria representa um grupo muito antigo de animais aquáticos, em sua maioria marinhos, que surgiram há mais de 500 milhões de anos, estimativa baseada em fósseis do período Cambriano. Estão descritas, até o momento, mais de 13 mil espécies, incluindo águas-vivas, hidras, corais, anêmonas-do-mar, dentre outros.
Qual sistema foi evoluído a partir dos cnidários?
Na escala evolutiva, os cnidários formam o segundo filo dentro do Reino Animalia, evoluindo a partir dos Poríferos.
Em cache
É pólipo o que significa?
Um pólipo é uma massa de tecido que se projeta a partir da parede de um espaço vazio, como o intestino. Alguns pólipos são causados por fatores hereditários. O sintoma mais frequente é sangramento retal.
Quantos tipos de pólipos existem?
Os pólipos podem ser únicos ou múltiplos. Podem ser classificados em pediculados, sésseis ou planos. Quanto ao tamanho, os pólipos são ditos grandes quando tem mais de 20 mm, pequenos quando medem até 10 mm e dimimutos, com até 5 mm. Quando a origem histológica, podem ser epiteliais e não–epiteliais.
Qual a ordem dos cnidários?
Podemos classificar o filo Cnidaria em quatro classes: Hydrozoa, Scyphozoa, Cubozoa e Anthozoa.
Qual é a função dos cnidários?
Os cnidários são animais diblásticos (possuem dois folhetos germinativos) e possuem tecidos, simetria radial e apenas um orifício corporal: a boca. Essa abertura corpórea está rodeada por variados tentáculos que são uma forma importante de defesa, além de ajudar na captura de alimento.
Quanto tempo os cnidários vivem?
Você sabia que existe uma espécie de cnidário imortal? Alguns animais surpreendem porque possuem expectativa de vida extremamente elevada, como é o caso da ostra Arctica islandica, que vive 400 anos.
Como as medusas se reproduzem?
As medusas, que possuem sexos separados, são responsáveis por produzir os gametas. Os gametas femininos e masculinos são liberados na água, encontram-se e formam um zigoto, que origina uma larva. Essa larva se fixa ao substrato e dá origem a um novo pólipo.
Porque nasce pólipo?
Os pólipos podem ser planos ou elevados, benignos ou malignos, mas todos eles merecem atenção e cuidados médicos. Estão relacionadas a mutações na divisão celular. Eles surgem quando há erros genéticos que iniciam o crescimento celular desordenado. Por essa razão, os pólipos podem evoluir para casos de câncer.
Quem tem pólipo sente dor?
A dor pode ser comparada com a de uma cólica menstrual comum e o nível de dor tende a ser maior de acordo com o tamanho e localização dos pólipos.
Qual o pólipo vira câncer?
Pólipos adenomatosos (Adenomas). São pólipos que podem se transformar em câncer. Por isso, os adenomas são considerados uma condição pré-cancerígena. Os 3 tipos de adenomas são tubulares, vilosos e tubulovilosos.
Qual pólipo virar câncer?
Os pólipos intestinais adenomatosos têm maior chance de se tornarem lesões malignas do que os não adenomatosos. Entretanto, o ideal é remover qualquer pólipo identificado durante a colonoscopia. Principalmente os maiores de 10mm, já que, quanto maior seu tamanho, maiores as chances de se tornar um tumor.
Quantos cnidários existem?
Existem mais de 11.000 espécies de cnidários em todo o mundo.
Por que os cnidários tem esse nome?
O filo dos cnidários recebe este nome devido ao fato de possuírem uma estrutura denominada cnidoblasto. Trata-se de uma célula especializada, que possui características urticantes, isto é, provoca irritações semelhantes às da urtiga na pele humana.
Quanto tempo vivem os cnidários?
Você sabia que existe uma espécie de cnidário imortal? Alguns animais surpreendem porque possuem expectativa de vida extremamente elevada, como é o caso da ostra Arctica islandica, que vive 400 anos.
Qual habitat do cnidários?
águas tropicais
O habitat principal dos cnidários é o ambiente marinho de águas tropicais rasas. Poucas espécies vivem em água doce. Nenhum é terrestre. Os cnidários apresentam um tipo específico de célula em seus tentáculos, o cnidócito.