São características comuns aos peixes ósseos e cartilaginosos?
As características gerais dessa Classe são: esqueleto cartilaginoso, corpo coberto por escamas placóides, respiração também por brânquias, mas essas não possuem a proteção dos opérculos (exceção das quimeras), não possuem vesícula gasosa e, portanto, apresentam outros mecanismos para auxiliar na flutuabilidade (por …
Quais são as principais características comuns a todos os peixes?
A maioria dos peixes respira por brânquias ou guelras, se locomove por meio de nadadeiras, se reproduz pondo ovos e seu corpo é coberto por escamas protetoras.
Em cache
Qual é a diferença entre peixes ósseos e cartilaginosos dê exemplos?
Esses dois grupos diferem-se entre si principalmente pela presença de esqueleto ósseo nos osteíctes e esqueleto cartilaginoso nos condrictes. Como exemplo de peixes cartilaginosos, podemos citar os tubarões e raias; como representantes dos osteíctes, podemos citar o salmão e o peixe-palhaço.
Em cache
Qual é a principal característica dos peixes cartilaginosos?
Condrictes, ou peixes cartilaginosos, são peixes cuja principal característica é a presença de um esqueleto constituído predominantemente por cartilagem. Os condrictes, também conhecidos como peixes cartilaginosos, pertencem à classe Chondrichtyes e são representados por tubarões, arraias e quimeras.
Qual é a principal característica dos peixes ósseos?
Esses animais são abundantes em águas doces ou salgadas, em águas rasas ou profundas. Suas características mais marcantes são escamas dermais, opérculo cobrindo a câmara branquial em cada lado, esqueleto ósseo, boca terminal, vesícula gasosa, nadadeira caudal homocerca e dois pares de nadadeiras medianas.
O que os peixes têm em comum?
Além da presença de brânquias, os peixes possuem um corpo com formato hidrodinâmico, que auxilia a movimentação na água. Normalmente os peixes apresentam o corpo fusiforme, ou seja, alongado e com as extremidades afiladas, o que possibilita melhor natação.
Quais são as três características dos peixes?
Nesse grupo de animais, temos representantes com corpo tipicamente fusiforme; respiração, geralmente, do tipo branquial; presença de nadadeiras; e ectotermia.
Como é a cobertura da pele dos peixes ósseos?
Os osteíctes apresentam escamas de origem dérmica que revestem o corpo do animal em estruturas semelhantes a telhas. Além das escamas, os peixes ósseos liberam muco, uma substância lubrificante que banha toda as escamas do animal, garantindo menor atrito com a água e facilitando, assim, o deslocamento através dela.
Qual dessas estruturas está presente tanto em peixes cartilaginosos quanto em peixes ósseos?
e) A bexiga natatória, presente tanto nos peixes cartilaginosos como nos peixes ósseos, auxilia na flutuabilidade e, também, pode colaborar com a troca gasosa em algumas espécies de elasmobrânquios.
Como é o corpo dos peixes ósseos?
Esses animais são abundantes em águas doces ou salgadas, em águas rasas ou profundas. Suas características mais marcantes são escamas dermais, opérculo cobrindo a câmara branquial em cada lado, esqueleto ósseo, boca terminal, vesícula gasosa, nadadeira caudal homocerca e dois pares de nadadeiras medianas.
Como identificar peixes cartilaginosos?
Os chondrichthyes, conhecidos também como peixes cartilaginosos, são peixes mandibulados com um esqueleto cartilaginoso, o corpo coberto de pequenas escamas que geralmente lembram pequenos dentes (placoides) e em que os machos apresentam um órgão reprodutor intromitente nas nadadeiras pélvicas, chamados clásperes.
Como identificar um peixe Osseo?
As escamas dos peixes ósseos possuem origem dérmica, sendo uma característica importante na diferenciação desse grupo com os peixes cartilaginosos. Além dessas características, esses animais possuem glândulas de muco em seu corpo que facilitam a natação.
Qual é a característica de um peixe?
Os peixes são animais que possuem respiração do tipo branquial, apresentando estruturas (brânquias) especializadas a realizar trocas gasosas com a água. A água atravessa as brânquias, e o oxigênio disponível na água passa para o sangue, e o gás carbônico do sangue passa para a água.
Quais são os peixes ósseos?
Os peixes ósseos são os mais variados e comuns, vivendo tanto em água doce com em água salgada ou salobra, quente ou nas águas geladas dos pólos. Seus representantes mais procurados são o lambari, a traíra, o trairão, o robalo, os jundiás, a corvina, o papa-terra e o tucunaré, entre outros tantos.
Como é possível diferenciar externamente um peixe ósseo de um peixe cartilaginoso?
A maioria dos peixes apresenta respiração branquial. No caso dos condrictes, as fendas branquiais são visíveis e são encarregadas de filtrar o O2 dissolvido na água. Já nos osteíctes, as fendas branquiais são protegidas por uma estrutura óssea chamada opérculo.
Quais são as principais características dos ossos dos peixes ósseos?
Os peixes ósseos possuem características que os distinguem dos cartilaginosos, como endoesqueleto ósseo, escamas flexíveis, presença de bexiga natatória, entre outras.
Como é a reprodução dos peixes cartilaginosos e dos peixes ósseos?
A reprodução dos peixes varia entre os grupos. Nos peixes cartilaginosos, a fecundação é interna, e nos peixes ósseos, ela é externa. Existem espécies ovíparas, ovovivíparas e vivíparas. O desenvolvimento pode ser direto ou indireto, a depender da espécie em questão.
O que os peixes cartilaginosos não tem?
Os peixes cartilaginosos apresentam boca na região ventral; possuem cloaca, uma estrutura pertencente aos sistemas digestório, urinário e genitaosteíctesl; seu sistema respiratório é branquial, com brânquias expostas; não possuem bexiga natatória, estrutura que faz com que o peixe flutue ou afunde e suas escamas são …