São meus ou são meu?

Quando se usa e ou são?

Lembre-se que predicativo é a qualidade atribuída ao sujeito ou objeto que completa o sentido do verbo, neste caso do verbo “ser”. Portanto, se o predicativo é “dia”, então é singular. Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde.
Em cache

Como saber se a concordância verbal está correta?

A regra geral é: o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito da oração. 1. Quando o sujeito é representado por expressões partitivas (a maioria de, parte de, uma porção de, metade de) acompanhadas por nome, o verbo pode concordar com o partitivo ou com o nome.
Em cache

Qual é o certo falar o óculos ou os óculos?

Como essa expressão é plural, deve-se dizer “os óculos”, “meus óculos”. Quem, como no meu caso, trocou os óculos… comprou óculos novos.
Em cache

Não são ou não é?

e) Se houver dois pronomes pessoais, o verbo SER concorda com o primeiro: “Eu não SOU você.” “Ele não É eu.” “Nós não SOMOS vocês.” f) Nas frases interrogativas, o verbo SER concorda com o predicativo: “Quem SÃO os convocados?” “Quem FORAM os responsáveis?” “Que SÃO seis meses?”

São minha ou são minhas?

Minhas é o plural de minha.

Como usar o são?

Quando usar “-são”? De acordo com a gramática normativa da língua portuguesa, devemos usar o sufixo “-são” em todos os substantivos derivados de verbos terminados em -ENDER, -VERTER e -PELIR.

Quais são as 7 regras da concordância verbal?

Regras de concordância verbal

  1. Concordância com sujeito coletivo. …
  2. Concordância com coletivos partitivos. …
  3. Concordância com as expressões "mais de", "menos de", "cerca de" …
  4. Concordância com nomes próprios. …
  5. Concordância com pronome relativo "que" …
  6. Concordância com pronome relativo "quem" …
  7. Concordância com expressão "um dos que"

Como não errar na concordância verbal?

Na concordância verbal, o verbo precisa adaptar-se à conjugação do verbo em número (singular ou plural) e também adaptar-se à pessoa do sujeito que pode estar na primeira, segunda ou terceira pessoa.

Qual é o plural de ônibus?

🚌 🚌 O plural de ônibus, é ônibus mesmo.

Quando usar meus ou meu?

A forma correta é meus óculos. A expressão meu óculos, embora frequentemente utilizada pelos falantes, está errada devido a um erro de concordância de número. Sendo óculos uma palavra no plural, também os artigos, pronomes, adjetivos,… que a acompanham e caracterizam devem estar no plural.

E 2 horas ou são 2 horas?

O verbo ser deve sempre concordar com as horas que você deseja anunciar. Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são. Mas lembre-se: mesmo que "doze horas" seja plural, "meio-dia" e "meia-noite" são singulares.

É ou são dias?

Vale ressaltar que, para quesitos de concordância, o verbo deve concordar com o número em questão: São dez horas da noite. São quinhentos quilômetros. É dia quinze de abril.

E os dois ou são os dois?

Quando se trata de concordar com quantias, distâncias, horas, etc., o verbo ser deverá concordar com a expressão numérica: se ela for igual ou maior do que 2, usa o plural: “São quase duas horas“; “É uma e meia“; “Daqui ao centro são três quilômetros“; “Aqui está a conta: são dois mil reais“.

Em qual frase a um erro de concordância verbal?

A frase onde há erro de concordância verbal é: Houveram muitos turistas atravessando a ponte. Faz vinte minutos que esse carro espera para ser liberado.

É uma hora ou são?

Veja que a partir de duas horas, inclusive, usa-se o verbo SER no plural por ser tratar de mais de uma unidade de hora. No entanto, antes disso, referindo a uma unidade de hora ou menos, usa-se o verbo SER no singular, assim: “É meio dia, É uma hora.” Então, nada de dizer por aí “São meio dia ou São uma hora”!

Como saber se a concordância verbal está incorreta?

O erro de concordância verbal existe quando não há harmonia entre o sujeito gramatical e o verbo, em pessoa e número. Portanto, é correto dizer ou escrever “ele estuda”. Ao contrário, se torna um erro afirmar “Ele estudam” ou “Eles estuda”.

Em qual frase há um erro de concordância verbal?

A frase em que há erro de concordância verba é a primeira: "Houveram muitos turistas atravessando a ponte". O verbo haver, no sentido de existir, é impessoal, portanto não não tem sujeito.

Qual é o plural de arroz?

A forma correta é arrozes. Nos nomes terminados em -r, -n ou -z, como é o caso de arroz, acrescenta-se -es para formar o respetivo plural.